05 diciembre 2005

Mafalda Arnauth


NO TEU POEMA
(José Luís Tinoco)
No teu poema
Existe um verso em branco e sem medida
Um corpo que respira, um céu aberto
Janela debruçada para a vida.
No teu poema
Existe a dor calada lá no fundo
O passo da coragem em casa escura
E aberta, uma varanda para o Mundo.
Existe a noite
O riso e a voz refeita à luz do dia
A festa da Senhora da Agonia
E o cansaço do corpo que adormece em cama fria.
Existe um rio
A sina de quem nasce fraco ou forte
O risco, a raiva, a luta de quem cai ou que resiste
Que vence ou adormece antes da morte.
No teu poema
Existe o grito e o eco da metralha
A dor que sei de cor mas não recito
E os sonos inquietos de quem falha.
No teu poema
Existe um cantochão alentejano
A rua e o pregão de uma varina
E um barco assoprado a todo o pano.
Existe a noite
O canto em vozes juntas, vozes certas
Canção de uma só letra e um só destino a embarcar
O cais da nova nau das descobertas.
Existe um rio
A sina de quem nasce fraco, ou forte
O risco, a raiva e a luta de quem cai ou que resiste
Que vence ou adormece antes da morte.
No teu poema
Existe a esperança acesa atrás do muro
Existe tudo mais que ainda me escapa
E um verso em branco à espera...do futuro.

8 comentarios:

José Daniel Ferreira dijo...

Este é um grande poema e uma grande música. Na minha opinião, quem a melhor interpreta é Simone de Oliveira... ainda hoje. Mas também Carlos do Carmo. Infelizmente, Mafalda Arnauth já não é a fadista que era há uns anos tras. A sua voz está estragada e ela perdeu o jeito unico que tinha de interpretar os fados. Onde está a fadista que eu vi na Culturgest ou no São Luis? Já não sei. É um enorme desgosto.
Hoje emociono-me muito com a Kátia Guerreiro. Nunca assisti a concertos tão brilhantes, tão próximos da perfeição, como os que ouvi dela no S. Luiz e no CCB com a orquestra sinfonica. E espero que se repita, amanha, no São Luiz.
Mas Portugal é assim... bons poetas e melhores vozes para os interpretarem.

TONI 42,195 dijo...

Nunca ouvi a versão do Carlos do Carmo nem da Simone de Oliveira. Gostaria de as ouvir. Mas tenho a certeza que devem ser muito bonitas pois são duas grandes vozes do fado e este é um grande poema.

O fado esta a procura de novos caminhos e isso é bom por um lado e mau por outro. Eu não gosto dessas fugidas exageradas do fado que faz a Dulce Pontes, a Mísia e a Mariza, por exemplo, ainda que também adoro muitos dos seus fados. Ainda não ouvi o 'Diário' da Mafalda Arnauth e tenho medo de achar esse fado desintegrado que não gosto. Eu adoro os seu três discos anteriores.
Mas sabes porque o fado esta a mudar? Porque é o mais parecido com a new-age que tanto gosta fora das vossas fronteiras e que da mais dinheiro às discográficas.

José Daniel Ferreira dijo...

Eu acho que o fado sobrevive por si. Não há regimes politicos nem politicas culturais que consigam deita-lo a baixo. Depois do 25 de Abril bem que se tentou, ostracizando até a grande Amália Rodrigues.
O fado é uma canção urbana e, como tal, em constante mutação... tal como as grandes cidades. Tal como a nossa Lisboa de inicios do século XX já pouco ou nada tem com a Lisboa do século XXI, também acontece o mesmo com o Fado. Há várias maneiras de interpretar. Pode-se gostar ou não. Eu, pessoalmente, gosto da linha "mais tradicional". Camané, Kátia Guerreiro, João Ferreira Rosa, Amalia Rodrigues, Maria Teresa de Noronha e a grande Herminia Silva. Abomino Mariza e afins. São o fado espectáculo, para estrangeiro ver...

Pinguimcris dijo...

Nesta primeira visita que faço ao blog do Pilgrim (depois da agradável visita que fizeste ao meu cantinho), não posso deixar de entrar nesta discussão que tanto me interessa.
O Fado é o género músical que mais aprecio e que mais ouço no meu dia-a-dia. Devo dizer que não consegui evitar o choque e o espanto ao ler o comentário do(a) Danies à Mafalda Arnauth. Admito que em relação à Mafalda possa ter alguma parcialidade, já que gosto muito dela. No entanto não posso deixar de discordar quando refere que a Mafalda tem vindo a perder qualidade, eu que tenho assitido a vários concertos da Mafalda desde o início da sua carreira até ao presente, que tenho todos os álbuns, o que verifico é um amadurecimento, uma forma de estar no fado cada vez mais própria, mais segura e mais sentida... E o fado para mim, só faz sentido quando o é cantado assim. Só desta forma genuína de cantar é que um Fadista ou um qualquer artista consegue transmitir sentimento.
O Fado para mim é sentimento na sua mais profunda essência, com uma sonoridade particular (muito própria)mas que não é linear e que deve ser enriquecido com o que de melhor cada fadista tem para dar.
Respeito completamente a opinião do(a) Danies, eu mesma não gosto de todos os fadistas... no entanto não pude evitar comentar o que disse sobre a Mafalda, por achar que é injusto e que não corresponde de todo à realidade.

Gosto de várias "linhas" no fado e pela postura que tenho na vida tento evitar alguns preconceitos que podem de certa forma não nos deixar ouvir de espirito livre e aberto o Fado.

José Daniel Ferreira dijo...

Li o que escreveu sobre a minha "critica" à Mafalda Arnauth. Eu sempre gostei da Mafalda. Desde o inicio da sua carreira que a acompanho e me interesso pelo seu trabalho. Vi também vários concertos dela dos quais gostei muito. Mas a verdade é que ela está a perder a voz... e por casmurrice. Em conversa com alguém que trabalhou muitissimo de perto com ela na feitura de um dos álbuns (perdoe mas terei de manter o anonimato de tal pessoa)foi me dito que a mesma terá aconselhado Mafalda a ter aulas de canto, uma vez que ela nunca teve preparação em voz. E quem o disse está muito bem habilitado para o fazer. Mafalda não seguiu o conselho e o que se nota é que as respirações são feitas nos sitios errados, o timbre já não é o mesmo de "MEus lindos olhos" e que desafina muito. O ultimo concerto que assisti de Mafalda foi um sofrimento. Era uma sombra daquilo que já foi. E quando a vejo na televisão, o mesmo se passa. MAs eu acho que nada está perdido. Ela terá de se capacitar que, por vezes, a voz também precisa de treino e de aulas. Ter aulas de canto não é desprestigiante. É antes sinal de inteligência.
Mas, vivam o fado e os fadistas. Vivam os poetas e a lingua portuguesa.

Pinguimcris dijo...

Não quero estar alimentar este tipo de discussões porque eu não conheço a vida da Mafalda. No entanto, já ouvi a Mafalda referir diversas vezes que tem aulas de canto, não sei se é verdade ou não... A verdade só ela sabe...

TONI 42,195 dijo...

Não sei como canta a Mafalda ao vivo. Nem sei se fez aulas ou não, nem se as precisa de fazer. Só vos posso dizer que, para mim e pelo que tenho ouvido realmente nos seus três primeiros CDs, tem uma voz extraordinária e com um tom muito original, muito seu, que eu adoro.
Só desejo que não se estrague essa voz que lhe, e com a que nos atravessa, nem o seu rumo.

Pinguimcris dijo...

Estou completamente de acordo contigo Pilgrim...